domingo, 16 de setembro de 2012

Produção de mudas em Guaratiba: Revolução no mercado de plantas ornamentais

Publicado em 12.09.2012
Da Redação do Portal Guaratiba
Mudas prontas para distribuição na Sant Jordi Plantas 
     A Sant Jordi Comércio de Plantas é uma produtora de mudas de forrações e plantas ornamentais sediada em Ilha de Guaratiba com revenda direta para atacadistas e consumidores. A produção de mudas atende consumidores que queiram comprar quantidades inferiores a 30 caixas. Em virtude do volume de vendas e procurando sempre oferecer mudas de melhor qualidade, minimizando perdas, tem buscado o aprimoramento de suas técnicas de plantio.

-"Nosso objetivo sempre foi aprimorar as técnicas de produção e distribuição, nesse sentido procuramos pesquisar no mercado o que existe de novo para trazer para nossa região essas técnicas hoje utilizadas no exterior", declara Michael Leumann proprietário da Sant Jordi Plantas.

  Segundo Michael, o processo exigiu um grande investimento em pesquisa e equipamentos e o retorno somente deverá acontecer em médio prazo, mas para os consumidores será um ganho imediato. Com a paciência de quem precisa ser entendido, Michael passa a explicar a nova técnica utilizada na empresa.

     Atualmente os saquinhos onde são produzidas as mudas são de plástico e como as mudas necessitam ser retiradas dessa embalagem, é utilizada uma quantidade de terra suficiente para que a muda não seja prejudicada. Ao final do plantio sobram os saquinhos, ou seja, lixo que deverá ser retirado do jardim.
Mudas de plantas
    Com a nova técnica, as mudas são produzidas em saquinhos de papel especial, biodegradáveis, que não necessitam ser retirados, portanto economizando 40 % do tempo de plantio. Além de reduzir o tempo de plantio, o espaço de armazenamento também é menor, pois numa mesma caixa onde antes cabiam 30 mudas (10,5 kg), com o novo saquinho de papel é possível acomodar 50 mudas (7 kg), além de não produzir o lixo de plástico que sobrava nas obras.
Mudas prontas para distribuição 
 A muda chega pronta para o plantio
     Foi necessário a empresa importar uma máquina que produz os saquinhos de papel, com 50 mm e 80 mm, para todos os tipos de muda. Como não necessita retirar os saquinhos para plantio, a quantidade de substrato para cada planta é menor, permitindo dessa forma uma utilização de substrato orgânico ao invés de terra, o que de certa forma agride menos o meio ambiente por utilizar restos orgânicos ao invés de terra nas mudas.

-"Essa é uma atitude ecologicamente correta, sustentável, tendo em vista que não usamos terra adubada e sim composto orgânico oriundo de restos de eucalipto, pinus e folhas, além de não produzir nenhum resíduo de plástico com potencial de poluir o meio ambiente após o plantio".

     É visível a melhoria na qualidade das mudas utilizando as novas técnicas. Podemos ver que pequenas mudas de forração com poucas semanas já apresentam floração e o aspecto das folhas mais saudáveis, e apesar de proporcionar uma economia de tempo e dinheiro superior a 60 %, segundo estimativas da empresa, o custo das mudas acresce muito pouco.

A nova técnica traz as seguintes melhorias técnicas:
1. Reduz o tempo de plantio das mudas;
2. Evita gasto com limpeza da área de plantio;
3. Melhora da distribuição e armazenamento;
4. Utiliza material reciclado para produção da muda;
5. Não deixa resíduos no meio ambiente;
6. Não causam impacto ao meio ambiente e;
7. Para o plantio não precisa retirar da embalagem.
Em termos de economia, isso representa:
1. Reduz em 60 % o custo de plantio;
2. Não perde muda devido ao stress de replantio;
3. Reduz a área necessária para armazenagem;
4. Reduz o custo do transporte.
Tel - (21) 3551-1007 / 3377-0319
Tel - (21) 3401-1162 / 8719-8708
Nextel - 7892-5989 55*8*31174

Nenhum comentário:

Postar um comentário