segunda-feira, 19 de novembro de 2012

10 dicas para não extrapolar nas ceias das Festas!


     Você é daqueles que não abre mão para uma boa ceia de Natal ou Ano Novo? Tudo bem, nem tudo está perdido. Então, aqui ficam 10 dicas rápidas para evitar exageros no Natal e Ano Novo.

1 – Consuma álcool moderadamente
O álcool tem poder de baixar níveis hormonais, possui várias calorias e também ajuda no processo de desidratação.

2 – Consuma carnes brancas
Todos sabemos que os principais pratos de Natal envolvem alimentos muito calóricos. Opte por opções como Chester ou até mesmo Peru ao sentar-se na mesa.

3 – Evite frituras
É inevitável que, para quem vai furar a dieta, alimentos fritos não surjam em sua frente. Mas evite-os. Opte por alimentos assados. Tome sempre cuidado com o excesso de gordura/óleos nos alimentos cozidos também.

4 – Consuma castanhas
Alimentos típicos de uma mesa natalina. Apesar de calóricos, possuem ótimos nutrientes como selênio e ferro. Por isso, procure consumi-los, mas moderadamente.

5 – Beba bastante água
A água é um ótimo aliado para ajudar a evitar a retenção hídrica e, de quebra, ajuda a desintoxicar o corpo, além de mantê-lo hidratado.

6 – Procure manter atividade física
Procure manter a atividade física neste período. Aliado ao aumento calórico que sempre ocorre, pode ser uma boa época para os que desejam o aumento de massa muscular magra.

7 – Procure comer de 3 em 3h
Um erro freqüente é guardar toda a fome pros momentos de ceia. Isso faz com que comamos mais do que o necessário e, normalmente alimentos não convenientes. Por isso, procure manter-se alimentado para evitar picos de fome e exageros.

8 – Bebidas alcoólicas quando estiver alimentado
Não beba antes de comer algo. O primeiro fator é para proteger o corpo da agressão do álcool e possivelmente de uma brusca queda glicêmica. Em segundo plano, isso evitará com que se beba mais do que o necessário, visto que o álcool possui calorias vazias.

9 – Consuma saladas
É difícil, em uma mesa farta olhar para as saladas. Mas faça um esforço e comece por ela. Isso ajudará o estômago a encher-se antes do aumento brusco calórico.

10 – Manter o corpo sempre abastecido com proteína
Visto que vários alimentos são altamente energéticos (gorduras, carboidratos e, várias vezes pouco ricos em proteínas), mantenha a ingestão protéica através de shakes de albumina, caseína ou whey protein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário