segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fibras & Cereais: Combatendo a gordura!

Fibras & Cereais - Imagem 1
      Nada melhor do que terminar o ano com boas dicas de saúde. Falaremos sobre fibras, que são excelentes no combate à gordura e essenciais para quem almeja um organismo saudável.

     O consumo de fibras ajuda na manutenção do peso. Uma alimentação rica em fibras é essencial para quem está querendo emagrecer. Sabe por que?

     Ao ingerirmos os cereais, leguminosas, arroz, batatas, raízes e frutas, diminuímos o consumo de carnes, gorduras e açúcares – o que já seria um fator importantíssimo para manter o peso. 

    E neste caso, as fibras desempenham também outro importante papel: regulam a assimilação de gorduras e açúcares no organismo, pois aprisionamos moléculas de gordura e colesterol presentes em nosso sangue.

   Consumir fibras dá a sensação de estarmos com o estômago cheio. Isto, porque, no estômago, elas incham como esponjas e algumas delas, como farelo de trigo, por exemplo, podem reter quatro vezes seu peso em líquido; por isso, comemos menos e não sentimos fome tão rapidamente, pois elas permanecem no estômago durante um bom tempo depois de ingeridas. No final da digestão ainda desencadeiam outro processo: aceleram os movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre. 

  Apesar de tantos benefícios, no entanto, não é aconselhável fazer dieta composta apenas por fibras. Em primeiro local, porque nenhum alimento tem isoladamente a capacidade de fazer emagrecer. Em segundo, porque comer alimentos fibrosos pode acabar dilatando seu estômago, em função do efeito-esponja. Depois de algum tempo, você teria necessidade de comer mais do que antes, o que eliminaria qualquer efeito positivo de um regime.

Veja abaixo os principais alimentos que contém fibras:

Verduras e Legumes:

Ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Prefira come-los cru, pois o cozimento abranda o poder das fibras.
Ex.: acelga, couve, brócolis, espinafre.

Quantidade

Verduras e Legumes

Teor de Fibras

1 prato
espinafre
18,50 g
300 g
alho-poró
8,93 g
1 prato
brócolis
8,00 g
1 prato
cenouras
5,60 g
1 prato
couve-bruxelas
5,60 g
1 prato
repolho
5,40 g
1 prato
acelga
5,30 g

Nenhum comentário:

Postar um comentário