quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Costela:Aprenda a Escolher!
   
   Escolher uma boa cotela para aquele churrasco de domingo sempre foi mister para a maioria das pessoas. Seja no corte, na idade do boi ou mesmo no açougue que irá escolher, todo o cuidado ainda será pouco até voce aprender como e onde comprar a melhor costela e, consequentemente todas as outras carnes para o seu churrasco!

     
Carne de animais novos
     Alguns indícios entregam uma carne mais velha e por consequência dura, cheia de nervos, gordura, ossos e sem tanto sabor:
  •   Coloração: a gordura amarelada e a carne mais amarronzada entregam a idade do boi: é velho. Não compre carne com esta coloração.
  •     Ossos: quanto maior o tamanho da largura dos ossos, mais velho é o boi, em quase todas as raças isso é regra.
  •     Cheiro: o cheiro de carne passada é inigualável, não tenho como analisar um exema olfativo aqui no blog, mas tente cheirar a carne pra sentir isso.
  •    Elasticidade: o teste do “furo” com o dedo é sempre válido. Lave suas mãos, obviamente e aperte a carne com o indicador. Esse exame vai te falar sobre a maciez da peça.
Comprar em supermercados
   Geralmente os produtos a venda deste estabelecimento, principalmente as pré-cortadas e embaladas naquela bandeijinha de isopor não são legais. Se forem embaladas à vácuo, então, evite-as. Procure por açougues e consulte o açougueiro. Esta etapa requer tempo e paciencia.

Dianteiro ou traseiro?
    A costela traseira tende a ser mais macia que a dianteira. Alguns estabelecimentos que fazem promoções estão vendendo ou carne muito passada ou cortes do dianteiro, próximas às paletas e o peito. Os cortes traseiros de costela, mais próximos ao filé, também chamadas de costela de janela, são melhores.
Ripa ou ponta-de-agulha? 
   As duas são excelentes, mas você precisa saber o que está levando pra poder planejar melhor o seu preparo. Enquanto a ripa é aquela parte onde os ossos são todos transversais, geralmente mais fina, a ponta-de-agulha é quando os ossos (e nervos) são dispostos em mais de uma direção, é um pedaço mais grosso e que vai demorar mais pra assar.
Costela não é barato
   Ao contrário do que muitos pensam, a costela não é uma carne barata. A costela na hora do preparo perde muita gordura e fibras, sem contar o osso que, obviamente, está incluso no peso e você não vai comer. Tanto é que num churrasco ao invés dos tradicionais 300g de porção por participante, costela calcula-se de 500 a 600g por indivíduo. Costela é carne boa, não deve ser desprezada enquanto corte.
   Seja fiel ao seu açougue que voce escolher. Assim você terá sempre menores riscos de comprar gato por lebre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário